Os complicações dos descontos

Local: Continente Modelo

Foto gentilmente cedida pela Poupanças & Companhia

 

 

Isto é “matemática para a vida“. 

 

Os dados foram recolhidos pela Poupanças & Companhia que é sempre imbatível a encontrar as melhores oportunidades de desconto in loco. Localizou uma promoção CIF (Continente Modelo)  e começou a fazer as contas a outras promoções:

 

um cupão do cartão continente para 25% de desconto em produtos CIF

produtos com 50% de desconto em cartão, em razão de promoções do folheto

 

Uma simulação:

 

 

 

Temos então 3 produtos comprados. Para cada um deles indiquei o preço inicial e contabilizei os descontos individualmente. Isto porque, os descontos em cartão continente são sempre calculados a partir do valor inicial e não a partir do valor após desconto.

 

Ou seja, o CIF Vinagre custava €5.69, mas …

tinha desconto de 50% no folheto (5.69 x 0.50 = desconto)

tinha desconto de 25% por causa do cupão (5.69 x 0.25 = desconto)

o desconto final é de 2.85 (50%) + 1.42 (25%) = €4.27

 

Poderíamos dizer então que, mesmo só comprando este CIF (que na verdade é um pack de 3 litros), ele ficaria por apenas € 1.42 (5.69-4.27)

 

Assim, depois de contabilizar os descontos individualmente, faltava calcular o desconto de 30% resultante da compra de 3 produtos CIF. Assim, somei o preço inicial dos 3 produtos e calculei os 30% (13.82 x 0.30 = 4.15)

 

Assim, na coluna total de desconto encontram a soma dos descontos individuais a que entretanto somei o desconto final de 30%. 

 

Concluo assim que, sendo possível acumular todos os descontos, o custo final de todos os produtos é de € 0.10.

 

Importa referir que não tive acesso às condições da promoção dos 30% pelo que desconheço se poderia acumular com os restantes. Porém, em relação à acumulação entre os cupões do cartão e os descontos em folheto, não há quaisquer dúvidas em como tal é possível.

 

Isto é um exercício.

 

https://descontos.blogs.sapo.pt/86398.html

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version