O post que escrevi para este dia foi escrito com alguma antecedência. Ontem pelas 22:35 li um comentário da Caty:
Muito obrigada pela informação, não sei como conseguem mas dou-vos os parabéns. Tenho seguido o site com alguma atenção e gosto bastante. Obrigada mais uma vez.
Apaguei o post (acto emocional e irreflectido, bem sei), funguei o nariz e percebi que o post a assinalar este Dia Mundial da Poupança tinha de ser algo completamente diferente.
Fui ao Facebook, tentando perceber se tinha conseguido publicar o aviso de que estaria sem internet, hoje, e já a Pássaro no Telhado havia confirmado a leitura e me havia tranquilizado. Eu sei que ela e tantas outras e outros estarão atentas/os. Na minha ausência irão partilhar as dicas, os vales e todas as outras notícias interessantes e alusivas ao Dia Mundial da Poupança.
Neste último ano, descobri que se poupa mais quando temos com quem partilhar os nossos sucessos e insucessos. Poupamos mais se tivermos com quem poupar? No último ano, apesar do assustador clima de austeridade, senti que havia conseguido adquirir maior controlo sobre as minhas finanças pessoais e com isso veio uma maior tranquilidade (algo que não tem preço).
Com efeito, quando há generosidade, há esperança que os momentos mais difíceis podem ser ultrapassados com entreajuda.
Leio com prazer as fantásticas histórias de partilha, por vezes imperceptíveis para a generalidade das pessoas: uns agradecimentos por vales oferecidos sem nada em troca, por uma ajuda a fazer umas contas mais complicadas, sobre procedimentos nesta ou naquela loja.
Leio com particular prazer histórias de cumplicidade familiar nas poupanças, em especial entre casais. Casal que poupa junto, fica junto? Quem consegue resistir às histórias das peripécias do marido da Andreia B.?
Respondi à Caty que este blog é feito de um exército de pessoas generosas. Começou com a equipa do Sapo a dar-nos este ar todo janota e tem-se multiplicado pelas milhares de pessoas que têm contribuído, muito além das possibilidades que estes poucos 10 dedos possuem.
O fuel do Descontos é a generosidade de quem contribui. E o motor é controlado pelos olhos atentos de quem me corrige quando cometo erros – e são tantos.
Por isso, no Dia Mundial da Poupança agradeço do coração o que partilharam comigo e incito-vos que partilhem as vossas poupanças e estratégias de descontos com alguém.
https://descontos.blogs.sapo.pt/405293.html