Como poupar em detergentes da máquina da roupa – continuação

Tampa de detergente pequena: 20 ml; tampa de detergente grande: 120 ml.

Há dias escrevi (na verdade reescrevi) um texto sobre a importância de usar a quantidade adequada de detergente na máquina da roupa.

No primeiro texto, mostrava como o doseador de pó pode ser enganador, por ser muito maior que a dose recomendada. Hoje, mostro tampas de embalagens de detergente líquido, indicados como doseadores, pelas marcas.


A tampa grande, usada “a olho” pode levar a que alguém gaste até 5 vezes mais a dose recomenda. Ou seja, estão a encarecer a dose do vosso detergente em 5 vezes.

Onde vivo, há indicação de água média, pelo que estou a utilizar apenas 40 ml, mesmo com uma máquina de 8kg. E eu tenho roupa muito suja (nódoas de comida e até sangue*), mas não tenho sentido necessidade de usar mais.

Aliás, a minha técnica preferida (@renduhofficial), defende que devemos utilizar apenas 2 colheres de sopa da maioria dos detergentes, porque já são altamente eficientes.

Por isso, não meçam o detergente a olho, e optem por doseadores mais próximos da dose recomendada (eu uso um de 20 ml x 2) ou marquem a dose recomendada no doseador grande, com uma caneta ou até com uma faca (cuidado).

* Em nódoas de sangue, humedeço o tecido com água oxigenada.

Aditamento: acabo de reparar que a marca aparece na foto. Isto não é um post patrocinado.

4 thoughts on “Como poupar em detergentes da máquina da roupa – continuação”

  1. Por isso é que muitas vezes me parece mais vantajoso usar pastilhas, meto apenas uma na máquina 🙂 a tendência é sempre encher a bola (no caso dos liquidos) e equecer-me que aquilo tem uma dose…

    1. Só não opto pelas cápsulas por causa do preço.
      Mas tem razão, se usarmos o produto em excesso, acabamos por pagar muito mais por dose.

  2. Bom dia,
    A publicação que fez há dias sobre este assunto, chamou-me à razão sobre a quantidade exagerada de detergente que andava a gastar. Desde aí, mudei para um doseador muito mais pequeno, que leva a dose recomendada para a lavagem da roupa.
    Também apliquei o mesmo ao amaciador da roupa.
    Já noto bastante diferença na quantidade de detergente e amaciador que ainda me resta na embalagem, e a roupa sai limpinha e cheirosa! (Também tenho roupas bastante sujas: 2 crianças e um bebé)

    1. Ainda hoje, tinha lençóis e camisas de dormir para lavar (pouco sujos) e apenas 2 ou 3 panos de cozinha muito sujos. Decidi testar apenas com 20ml e lavou como se tivesse colocado os 40 ml.
      Cada vez mais me convenço que estamos a usar mais detergente do que seria necessário.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version