Preço do trabalho (reparação pelo preço de um item novo?)

Finalmente levei o grelhador para reparar porque… confinamento.

Custo da reparação: 23 €

Custo do grelhador, usado, há 2 anos: 25 € (ou 20€ ?)

 

A minha reacção quando me foi dado o preço foi de surpresa, que se adensou quando não vi qualquer substituição de peças (é de abertura fácil, por isso é que gosto dele).

 

O meu modelo já não existe na página da Flama, mas para ficarem com uma ideia, o modelo é o 440FL. Ou seja, um grelhador para custar 70 €, novo.

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Pedi a factura-recibo com descrição da reparação para efeitos de garantia. Recomendo que façam sempre isso.

 

Quando a recebi, não foi a descrição que me chamou à atenção, mas o valor sem IVA: cerca de 18 €. Na verdade foi isso que paguei ao/à técnico/a: 18 € para reparar um equipamento de 70 €.

 

Sei que a primeira ideia que virá à mente de muitas/os é que os 23 € dariam para comprar um grelhador novo, mas teria um grelhador com a mesma qualidade? E reparável?

 

Conheço um habitual das compras de ferramentas no Lidl. Quando avaria dentro da garantia, devolvem o dinheiro, nunca dá para reparar.

 

Podemos continuar a ignorar os custos ambientais e humanitário de consumir descartáveis?

 

Os custos de produzir um grelhador novo começam numa mina, onde são extraídos os metais para os seus elementos.

E mesmo nessa indústria de extração, têm (deveriam) de contabilizar todos os custos ambientais, depois de abandonadas as actividades.

Isso nunca é feito, e fica a população local com esses pesados custos.

 

Eu acredito no poder da acção individual dos consumidores nos ciclos de produção, por isso é importante para mim reduzir a minha pegada ambiental e procurar sempre a reparação, em detrimento do novo.

 

O meu grelhador está a funcionar.

 

Custos:

18 € para um trabalhador local

5 € para as finanças públicas

 

Como têm sido as vossas experiências de reparação de equipamentos e eletrodomésticos?

 

https://descontos.blogs.sapo.pt/4072233.html

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