Quando vi a MO a publicitar uma máscara que invoca ser reutilizável até 50 lavagens, imediatamente estranhei, embora desejasse muito que fosse verdade (aliás, continuo a desejar).
Antes de mais, não encontrei qualquer informação sobre uma certificação da CITEVE que ultrapassasse os 5 dias.
Depois de procurar informação técnica, na página da MO e 2 links depois, cheguei à informação que procurava: a certificação da CITEVE para estas máscaras é de apenas 5 reutilizações/lavagens.
E a MO acrescenta o seguinte:
Ou seja, a máscara não está certificada para 50 reutilizações/lavagens, mas para apenas 5. Estranhamente, não são tão específicos com os testes em “laboratórios especialistas europeus” que conferem a tal resistência extraordinária, como são com as certificações adicionais: que não contém substâncias nocivas e a repelência à água.
A página do fabricante afirma que “We are awaiting the results of the tests that state the maximum ammount of washes that can hold the same properties in respect the retention of particles and permeability.” (Aguardamos os resultados dos testes que indicam a quantidade máxima de lavagens que podem conter as mesmas propriedades em relação à retenção de partículas e permeabilidade.)
Aparentemente, há uma clara consciência do “engano” (ou engodo, se forem da opinião de que é intencional) porque já incluem o seguinte texto:
É muito importante que, ao comprarem máscaras, leiam muito bem as suas características e tenham muito cuidado em que produtores/vendedores vão confiar.
Se compram uma máscara por confiar na certificação do CITEVE, então confiram a sua informação:
Lista de Máscaras Comunitárias Aprovadas [em atualização permanente]
Fichas Técnicas Máscaras Comunitárias Reutilizáveis, que inclui instruções de uso, indicações sobre a vida útil e condições de conservação e limpeza.
Entretanto, as máscaras aparecem na página da MO como esgotadas e as da Zippy parecem ter desaparecido do catálogo.
https://descontos.blogs.sapo.pt/3751031.html