Promoções & Vales de Descontos – Os básicos #4

Se forem espreitar o meu “orçamento familiar” verão que o peso dos vales de desconto que utilizo não é assim tão grande. Com efeito, não é o facto de ter um vale de desconto que irá dar-vos a poupança, aliás, um uso descuidado dos vales de desconto poderá trazer-vos gastos acrescidos. Peço que leiam/releiam as minhas 4 regras de ouro para utilizar vales de desconto.

 

Os vales de desconto deverão ser sempre utilizados com outras promoções de modo a que o preço do produto baixe sempre para além dos 50%. Aliás, o meu objectivo é sempre de utilizar os vales de desconto com uma promoção de, pelo menos, 50% de desconto (imediato, em cartão ou L2P1).

 

Mas para falar da acumulação do vale de desconto com outras promoções, tenho de voltar atrás e insistir na importância de saber “ler” o vale de desconto. 

 

1. A descrição do vale de desconto deve ser lida com atenção.

 

É esta que determina em que produto pode ser utilizado o vale de desconto.

 

ex1: “na compra de Queijo Vaca que Ri, emb. 8 porções”

ex2: “na compra de qualquer Surf concentrado acima de 36 doses”

ex3: “na compra de qualquer embalagem Ariel”

ex3: “na compra de duas embalagens de…”

 

Aqui temos três exemplos que evidenciam formas diferentes de descrever o produto. Com efeito, o 1º exemplo diz claramente qual o produto: apenas a emb. de 8 porções. Já o segundo exemplo, fixa uma capacidade mínima para a embalagem, em regra para evitar a utilização dos vales de desconto em produtos que, por terem menor capacidade, têm também um preço mais baixo. Já o exemplo 3 permite que o vale de desconto seja utilizado em qualquer produto da referida marca, independentemente do tamanho ou variedade (pó, líquido, cápsulas).

 

2. A imagem do vale de desconto é meramente ilustrativa.

 

É o texto que baliza a utilização do vale de desconto. 

 

3. O vale de desconto poderá limitar o local de venda onde o vale pode ser utilizado.

 

ex1:”Ás lojas Pingo Doce…deverá ser descontado em compras na sua loja Pingo Doce”

ex2: “Válido apenas nas seguintes lojas….”

 

Quando o vale não possui qualquer limitação e diz apenas “Sr. Comerciante”, o vale poderá ser utilizado em qualquer local de venda. Porém, há locais de venda que declaram de antemão não aceitarem vales de desconto. Porém, há locais de venda que, apesar de não mencionados no vale de desconto, aceitam-no (desconheço se por acordo com a marca ou porque decidem assumir o custo enquanto política de angariação de clientes). Por isso, deverão sempre indagar junto da vossa loja, caso esta esteja excluída.

 

4. Leitura automática vs. intervenção da caixa


Os vales de desconto possuem um código de barras para serem lidos pelas máquinas. No fundo o código de barras diz à máquina que deverá ser debitado da conta o valor X, se na mesma estiver outro código de barras – o do produto. 

 

Para isso, o vale de desconto tem passar por um processo de “validação” interna. 

 

Nesta fase há duas situações frequentes: o não reconhecimento do vale de desconto ou o não reconhecimento para determinado produto

 

Se o vale de desconto ainda não foi “validado” então a máquina não o lê. Isso não quer dizer que o vale de desconto não seja legítimo ou que não possa ser utilizado, apenas significa que a/o funcionária/o terá de fazer a análise (o vale de desconto é para aquele produto e a/o cliente leva o produto correcto) e deduzir o valor manualmente. Quando o vale de desconto entrou em circulação à pouco tempo ou nos primeiros dias de novas promoções é quando surge um maior número deste tipo de ocorrências.

 

Outro problema frequente é com a utilização, do vale de desconto, em packs de produtos. Ou seja, embalagens, com código de barras próprio e que incluem mais que uma unidade do produto ou o produto com ofertas. Com efeito, como este “produto” é distinto do produto individual, o sistema não associa os dois códigos de barra. 

 

Neste caso, há duas respostas possíveis: a/o funcionária/o deduzir o valor do vale manualmente ou  a/o funcionária/o, como o sistema não o aceita, recusa a utilização do vale de desconto, invocando uma das suas limitações “não acumulável com outras promoções”.


 Mas como o texto vai logo, amanhã  tratarei da  questão da  acumulação dos vales com outras promoções.

 

https://descontos.blogs.sapo.pt/292017.html

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