Outubro – Mês da Poupança #4

Fica mais barato comprar novo que mandar arranjar“. Eu também pensava assim. Fazia as contas à reparação, ao novo que passava a ter 2 anos de garantia…

 

Infelizmente, as práticas comerciais introduziram nos seus produtos uma obsolescência programada, tornando as reparações cada vez mais difíceis. Mas a minha experiência tem sido no sentido de que reparar é a opção mais económica. Mais, que reparar eu mesma não é assim tão difícil. 

 

Para quem não conhece o termo, a obsolescência programada é

 é a decisão do produtor de propositadamente desenvolver, fabricar e distribuir um produto para consumo de forma que se torne obsoleto ou não-funcional especificamente para forçar o consumidor a comprar a nova geração do produto.  

Wikipédia 

 

Reparação profissional de uma varinha mágica: €5.00 (aqui)

Reparação DIY de um termoventilador (aqui): €1.00 [peça]

Reparação DIY de um aquecedor a óleo (aqui): €1.00 [peça]

(não estou a encontrar o post ilustrativo, mas também já substituí o botão de ligar/desligar num outro aquecedor a óleo): €2.50 [peça]

Reparação profissional (serralheiro) de um perna de secretária: €5.00

 

Eu sei que, por vezes, é preciso sorte para arranjar um bom profissional. Porém, é bastante provável que haja mais pessoas sérias que desonestas.

Quando levei a varinha mágica para reparar, o orçamento era €11.00 só para a peça. Acabei por pagar apenas €5.00. Para soldar a perna da secretária, nem pedi orçamento e fui ao Google procurar um serralheiro próximo de mim: €5.00. 

 

Os meus pais, quando a taça da sua Actifry furou, foram comprar um aparelho novo, porque não falaram comigo. A peça, a julgar pelo preço na loja oficial da Tefal, deverá custar €10-€15. Uma nova custou mais de €150.

 

E nem me façam falar dos remendos de costura profissionais:

Um fecho “invisível” de vestido: €2.50 (fecho) + €3.50 (mão de obra)

Abrir a cava de um vestido forrado de criança: €3.50

Substituir o fecho de uma parka: zero (a costureira deu-lhe um jeito e disse que não era preciso substituir)

 

Eu tenho poupado muito dinheiro, ao optar por reparar em vez de comprar novo.

 

Sugestão:

Documentário sobre obsolescência programada

 

https://descontos.blogs.sapo.pt/3154733.html

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version