Os meus objectivos eram: cozinhar 2,5 kg de peito de peru (50% desconto) e cerca de 500 gr de feijão preto (antes de demolhar).
Resultados:
Peito de peru
3 doses de almôndegas, 1 dose de tirinhas, 5 hambúrgueres, 13 doses de carne picada estufada com legumes da horta
Feijão preto
11 doses de feijão estufado com legumes da horta
Entre preparação e cozinhar, foram cerca de 2h30 (uma boa parte foi apenas o tempo de cozedura). Tenho mais de uma dezena de refeições pré-preparadas e as possibilidades são infinitas:
– estufado de peru com massa cozida
– empadão
– lasanha
…
Ao feijão preto, costumo acrescentar apenas um pouco de arroz branco. Para mim é o suficiente para a refeição perfeita.
Tenho refeições congeladas para 3 ou 2 pessoas ou simplesmente unidoses para uma marmita.
Não me canso de dizer que cozinhar para o congelador é uma das minhas estratégias preferidas para poupar tempo e dinheiro. Prefiro guardar o peru já cozinhado (o picado foi cozinhado em bastante líquido) que ter de o cozinhar (provavelmente da mesma forma) múltiplas vezes, cada vez que precise dele.
No caso do peru, fiz uma base: azeite, cebola, alho francês, tomate, curgete, salsa e água, a que adicionei a carne picada. Pronto. Para o feijão, a mesmíssima base a que adicionei o feijão preto.
E podem utilizar alguns atalhos, na preparação. Se não têm legumes na horta e muita preguiça para cortar os ingredientes, porque não optar por itens como: cebola picada congelada, tomate enlatado…
Há algo mais simples?
Aposto que têm uma receita preferida que pode ser convertida em receita para o congelador. Aproveitem um momento de procrastinação para planear uma sessão na cozinha.
E já agora, perdoem-me a repetição (já vos disse que adoro cozinhar para o congelador?).
https://descontos.blogs.sapo.pt/1826640.html