Estratégias de Supermercados para Influenciar Compradores: Como Reconhecê-las

Foto de Nathália Rosa na Unsplash

Os supermercados usam uma variedade de estratégias para influenciar o comportamento dos consumidores e aumentar as vendas. Desde o marketing visual até o cheiro e o ambiente da loja, todos esses elementos são cuidadosamente planeados para condicionar as nossas decisões de compra.

Neste blog post, destaco algumas dessas estratégias para que possa estar mais ciente delas e tomar decisões de compra mais conscientes e informadas.

1. Estratégias baseadas em preço:

As estratégias baseadas em preço, para influenciar os consumidores, são diversas e incluem descontos, cupões e programas de fidelidade.

2. Marketing visual:

Os supermercados costumam usar o marketing visual para chamar a atenção para determinados produtos e influenciar o comportamento do consumidor. Exemplos:

  • Colocação de produtos em extremidades (frequentemente as novidades)
  • “Gôndolas móveis” – unidades móveis com promoções, que geralmente criam corredores dentro das lojas
  • Pequenos cartazes chamariz nas prateleiras
  • Grandes exibições chamativas, numa grande área (por exemplo uma parede), geralmente para promover uma marca ou um tipo de específico de produtos.

3. Product Placement:

A colocação estratégica de produtos é utilizada pelos supermercados para aumentar a visibilidade de determinados produtos e influenciar o comportamento dos consumidores.
Por exemplo, os supermercados podem colocar produtos com maior margem de lucro ao nível dos olhos, ou então em locais proeminentes, para aumentar a sua visibilidade.

Outra estratégia consiste em colocar produtos complementares perto uns dos outros, como refrigerante perto de snacks, para estimular os consumidores a comprarem ambos (quem nunca…).

A colocação de produtos também pode ser feita através da montagem de uma atmosfera na loja. Por exemplo, produtos associados à saúde e bem-estar podem ser colocados numa área com cores e iluminação suaves para criar uma atmosfera pacífica e consciente da saúde.

4. Promoções:

As promoções, especialmente associadas a uma curta duração, podem fazer os consumidores se sentirem pressionados a aproveitar a oportunidade de poupança.

A criação desse sentimento de urgência, é uma estratégia de vendas frequente, como temos vindo a assistir com folhetos e promoções que duram apenas 2 ou 3 dias.

5. Cheiro e Ambiente:

Até o cheiro e o ambiente do supermercado podem ser desenhados para influenciar as compras dos consumidores. Por exemplo, o cheiro de pão recém-assado pode aumentar as vendas de pães e bolos. Eu cá, não resisto ao cheirinho de um frango assado.

Em conclusão, os supermercados empregam uma variedade de estratégias para influenciar o comportamento do consumidor e aumentar as vendas. Por isso, é particularmente importante que estejamos alertados para esses estimulos, impedindo que nos levem a compras impulsivas e prejudiciais para o nosso orçamento familiar.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *