Calendário do Advento (da Poupança): Entretenimento grátis

Hoje é feriado. A 1 de Dezembro, assinala-se o dia da Restauração da Independência de Portugal, em relação a Espanha.

Para muitas/os é feriado, porque também há quem esteja a trabalhar. Para essas/es: votos de um bom dia de trabalho.

Para quem tem o dia livre, aproveite para começar a implementar uma estratégia de poupança muito importante: entretenimento grátis.

E é importante por variadas razões:

  1. Poupança – A óbvia vantagem em aproveitar eventos gratuitas ou ofertas de entretenimento gratuito, é o dinheiro que se poupa ao escolher uma alternativa grátis. E nem precisa de ser custo zero.
    Uma saída pode incluir pagar uma entrada e depois mais um lanche ou um snack para a pequenada. Bem me recordo que uma saída com 2 ou mais crianças, rapidamente se transformava numa despesa de dezenas de euros e bastava ter de pagar entradas e depois um lanche.
    Ao optar por um evento gratuito, podem limitar as despesas ao lanche, ou um pacote de pipocas. Se o dinheiro estiver contado, o melhor é levar um lanche e fazer um piquenique e mais importante, gerir as expectativas das crianças, antes de sair de casa, sobre onde podem ou não podem gastar dinheiro – quanto mais específicas/os forem, melhor serão compreendidos/as. Até porque, a despesa maior até poderá ser apenas a deslocação.
  2. Desgaste psicológico associado à privação – Com ou sem crianças, há um sentimento de tristeza quando não podemos fazer algo, porque não temos dinheiro disponível para o lazer. Com o tempo, isso pesa… o Netflix que todos discutem sem nós, os cartazes de eventos culturais a que não podemos ir…
    Aproveitar eventos culturais e outras formas de entretenimento gratuito, reduz significativamente esse sentimento de privação.
    Durante um ano (antes de ser tia), fiz uma experiência em que todas as semanas ia a um evento cultural gratuito. Cheguei à conclusão que não tinha tempo para tudo, conheci locais incríveis que desconhecia, apesar de me limitar à minha área metropolitana. Foi incrível.

Não sei quanto a vós, mas ando a reorganizar a agenda em função da meteorologia. Por aqui, só há sol até sábado, por isso vou aproveitar e assinalar o dia de sol com uma ida ao Palácio de Cristal, onde começou o Mercado do Natal.

A estratégia de poupança de hoje resume-se assim: aproveitem os momentos de pausa para lazer e descanso. Tornem isso uma “tarefa”. Marquem na agenda, procurem informação. E, acima de tudo, assumam a mentalidade/atitude de optar pelas inúmeras ofertas de lazer gratuitas e criar um orçamento para as saídas que possam fazer: deslocações, bilhetes, snacks, refeições…

Divirtam-se!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *