Consumismo

Estou a ler um livro fascinante: O Efeito Checklist de Atul Gawande, que demonstra a importância das checklists (fichas de verificação) em quase todas as áreas da nossa vida, mas em especial em áreas de grande complexidade e com grandes quantidades de informação. 

 

Ás tantas, uma história que interessará ao consumidor que há em si:

no âmbito de um programa de saúde pública nos bairros de Karachi (quatro milhões de pessoas a viver em condições de pobreza crónica, falta de comida, fontes de água contaminadas e esgotos a céu aberto), um trabalhador ficara a saber que a Procter & Gamble “estava ansiosa por provar os méritos do seu novo sabão antibacteriano Safeguard“.

Assim conseguiu que a empresa distribuísse sabão no âmbito de um estudo, com grupos de controlo: com sabão antibacteriano, com sabão normal e  sem sabão. 

Encorajavam as pessoas a usar o sabão em 6 momento chave e os resultados foram notáveis, por exemplo, “a incidência de diarreia entre crianças naquelas zonas baixou 52 por cento quando comparada com a do grupo de controlo, independentemente do sabão que era utilizado”

E isto, apesar de continuarem a beber água contaminada. 

“Ironicamente, disse Luby, a Procter & Gamble considerou o estudo algo decepcionante. A equipa de pesquisa não tinha encontrado nenhum beneficio acrescentado ao facto de o agente antibacteriano estar presente no sabão. O sabão normal provou ser igualmente eficaz.”

 

Estão recordadas/os do período em que o monstro papão era a Gripe-A e tivemos uma ministra da saúde nos mandava lavar as mãos com sabão azul? 

 

Espero que tenham gostado. Não resisti a partilhar convosco. 

 

Este livro foi requisitado numa biblioteca, onde fui com o meu próprio pé. 😉

 

https://descontos.blogs.sapo.pt/2385759.html

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